top of page
  • Foto do escritorValdemir Pires

Livro "Tempos estranhos"

Atualizado: 20 de mar. de 2022



Acaba de ser lançado Tempos estranhos (2021), pela Noir, organizado por Nadia Virginia Barbosa Carneiro e Suylan de Almeida Midlej e Silva. Com orelha redigida por Chico Whitaker, que observa, muito apropriadamente: "Tempos estranhos... Este livro, testemunho desses tempos, não poderia senão ser também estranho. A variedade de formas de expressão e de conteúdos desafia o leitor tanto como a própria realidade quase absurda que estamos vivendo."

São 18 textos curtos, de autores de distintas formações e locais, que abordam, cada um a seu modo (na verdade, idiossincraticamente), aspectos da vida sob a pandemia da Covid-19, resultando num caleidoscópio textual onde se emaranham tristezas e esperanças, lamentos e expectativas. Levam o leitor à reflexão sobre o dramático momento atual, ajudando-o a situar-se, em imaginária companhia de seus semelhantes, frente aos desafios de uma crise sanitária agravada pelo equivocado caminho político-ideológico trilhado pelo país.

Apesar da importância, neste grave momento, de se recorrer aos argumentos científicos, para convencer milhões de pessoas do erro em que consiste boicotar as vacinas e os protocolos sanitários, vai ficando cada vez mais evidente que ciência e conhecimento técnico não bastam: os obstáculos ao convencimento são de outra natureza, situando-se no campo dos sentimentos. E estes só podem ser acessados por discursos que estão além do conhecimento racional, fazendo parte do mundo da arte ou tangenciando-o. Exatamente o tipo de discurso presente em Tempos estranhos.


Lançamento:


40 visualizações0 comentário
Post: Blog2_Post
bottom of page