top of page
  • Foto do escritorValdemir Pires

Notícia sobre lançamento de "Tempo - Livro III" no "A Cidade On Araraquara, 08/06/2022



Link original aqui.


O economista, professor e escritor Valdemir Pires, professor licenciado da Unesp de Araraquara, acaba de lançar o livro "Tempo III".

O lançamento fecha a trilogia, marcada por incursões filosóficas, científicas, poéticas, artísticas e literárias, de forma mais sóbria e reflexiva do que nos dois primeiros lançamentos.

Cada livro contém 52 crônicas, para que seja lida uma por semana (perfazendo um ano), conforme o Manual de Instruções do primeiro livro.


Isso porque a sugestão é o leitor refletir sobre o que leu, dar tempo ao pensamento sobre o tempo; deixar o que leu decantar para, só então, seguir em frente. Segundo o autor, a trilogia pretende, também, ser uma espécie de antídoto contra a correria que caracteriza nossas vidas.


"O primeiro livro (2020) foi redigido muito espontaneamente, num momento delicado de minha vida. Ele me ajudou a lidar com aquele momento (2019-2020). O segundo livro (2021) decorreu do fato de eu ter escrito mais do que as 52 crônicas inicialmente planejadas, além de ter anotações para outras mais. Ele contém uma organização que divide os fragmentos conforme estejam relacionados a História, Ciência, Arte ou Filosofia. Portanto, avançou, digamos, em racionalidade, contra espontaneidade. Agora, em 2022, chega o Livro III, mais denso, parece-me, porque beneficiado por uma quantidade grande de leituras específicas sobre tempo", explica.


FORMATO ONLINE Os livros são em formato de PDF e por eles é cobrado um valor simbólico de R$ 20,00, a título de contribuição para a continuidade do projeto.

Para adquiri-los, basta enviar um e-mail para pires.valdemir@gmail.com ou acessar diretamente o link https://valdemirpires.wixsite.com/website-1 .


Segundo o autor, o Livro III saiu mais filosófico que os anteriores, embora tenha espaço para poesias e crônicas, como nos outros, porque, ao longo do processo de escrita, ele amadureceu no que tange à compreensão do que é o tempo. Ele adianta que seus estudos filosóficos se aprofundaram no andamento.

"Do jeito que está a trilogia, o leitor tem a oportunidade de acompanhar meu processo, que é frágil, incerto e não necessariamente seguro." Pires explica que sua motivação, além de um interesse pessoal, é que essa trilogia provoque nos leitores uma mudança de visão e também de atitude com relação ao tempo, percebendo que o que ele considera tempo é algo que tem um fundamento histórico, social e sobretudo econômico, levando-o a comportamentos racionais e maximizadores de resultados que raramente preservam a vida enquanto algo bom, belo, justo, terno.

"Trata-se de um convite a filosofar sobre o tempo, analisando-o, ou melhor, dele se aproximando por meio de diferentes lentes, principalmente aquelas lentes que permitem ampliar o que não é visto quotidianamente", enfatiza.


Enquanto escreveu o Livro II, Pires, paralelamente, se dedicou também a redigir o livro Gestão do tempo pessoal (2021), para o qual transfere a visão de mundo presente na trilogia, agregando uma sugestão de método para chegar a uma forma de organizar a agenda pessoal, com foco nas realizações.


Perguntado se ainda tem planos para voltar ao tema "tempo" em literatura, Pires respondeu que Tempo seguirá sendo, "até o fim da minha vida, um tema de reflexão e surpresas, mistério, enigma. É possível até que venha a escrever outro(s) livro(s) a respeito. De fato, se não o fizer, ficará só para mim o que estou acumulando. Mas desde o início desta empreitada meu desejo é escrever também sobre Espaço e Palavra (tendo já material acumulado), por acreditar que Tempo-Espaço-Palavra definem a essência do humano, junto com Amor (a respeito de que não me atreverei a escrever livro algum)", encerra.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page