top of page
  • Foto do escritorValdemir Pires

29. Tempo e saudade (Tempo - Livro I)

Atualizado: 14 de mai. de 2021


Arte: Foto de Regina Monteiro.


“Presença” (1987), Mario Quintana (1906-1994):


É preciso que asaudade desenhe tuas linhas perfeitas,

teu perfil exato e que, apenas, levemente, o vento

das horas ponha um frêmito em teus cabelos...

É preciso que a tua ausência trescale

sutilmente, no ar, a trevo machucado,

as folhas de alecrim desde há muito guardadas

não se sabe por quem nalgum móvel antigo...

Mas é preciso, também, que seja como abrir uma janela

e respirar-te, azul e luminosa, no ar.

É preciso asaudade para eu te sentir

como sinto – em mim – a presença misteriosa da vida...

Mas quando surges és tão outra e múltipla e imprevista

Que nunca te pareces com o teu retrato...

E eu tenho de fechar meus olhos para ver-te!


A saudade desenhando as “linhas perfeitas” e o “perfil exato” daquela a quem o poeta evoca, sua ausência exalando aromas florais... A saudade de que o poeta lança mão para senti-la em si. A saudade, que retrata imperfeitamente, sem capturar a multiplicidade e a imprevisibilidade de quem pode ressurgir diante do poeta saudoso... e obrigá-lo a fechar os olhos para juntar a lembrança à presença.

Saudade, dor diferente, que se sente querendo, por trazer de volta quem ou o que, desejado, não mais está ou não mais existe; tênue fio que liga o passado ao presente, realiza a magia da imaterial volta no tempo.

Saudade, anzol que, com a isca de um objeto, fisga de volta um bem querer até então adormecido pelo esquecimento autoimposto, como Stoner, personagem de John Williams (1922-1994) em seu livro de mesmo nome, de 1965, lembrando-se de Katherine Driscol, a quem amou intensamente e teve que abandonar e nunca mais ver, ao folhear o livro dela recém-publicado,:


Era um bom trabalho: a prosa era elegante, e a paixão, disfarçada pela frieza e pela lucidez de sua inteligência. Stoner se deu conta de que era exatamente ela que ele via no que lia, e se maravilhava de quanto ainda a sentia próxima. De repente, era como se Katherine estivesse na sala ao lado dele, e ele a tivesse deixado só momentos antes. Sentiu uma espécie de formigamento nos dedos, como se a estivesse tocando.


Saudade, sentimento trazido pela lembrança, pela recordação, pela evocação, graças à memória, conjunto de arquivos mentais que configuram o eu, no seu devir, do começo ao fim.

Saudade, caprichosa artimanha da memória que se recusa a buscar no passado o que foi triste. E que, às vezes, ao permitir o olhar em retrospectiva, leva à descoberta de que algo que, então, pareceu triste, de fato não era, reelaborando o passado.

Saudade, mais que nostalgia, banzo das terras distantes por onde andou o coração, ali deitando raízes profundas.

Saudade, que não imagina o que ainda não foi escrito nas linhas do tempo, mas reedita o já escrito a cada nova leitura, adornando o que seu portador mais sente ter perdido; não pinta nem esculpe, mas recupera e restaura como nenhum artista.

Sofre mais quem tem mais saudades? Sofre, porque viveu mais ou mais intensamente. Melhor, então, sofrer?

É possível ter saudade junto com alguém? Sim, mas nunca perfeitamente. Se um pergunta ao outro, muito a sério, os porquês da saudade de um momento compartilhado, vem logo à tona o quanto é difícil viver exatamente juntos.

Viver de saudades é estacionar no passado? Todo exagero faz desandar. Mas viver sem saudades é como existir feito árvore sem raízes: morta, lenha seca, que o tempo queima sem resistência, sem fumaça, sem aroma.

Afinal, como evitar as saudades? “Na verdade não temos saudades, é a saudade que nos tem, que faz de nós seu objeto”, diz bem Eduardo Lourenço – 1923-2020).


40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page