top of page
  • Foto do escritorValdemir Pires

6. Tempo, tempo, tempo (Tempo - Livro I)

Atualizado: 14 de mai. de 2021


Arte: interpretação teatral de Carlos ABC, multiartista piracicabano, tendo sido Secretário de Cultura do município. Veja também a participação dele no Teia19 (O guardador de rebanhos). Apoie este artista clicando aqui.


Tempo, tempo, tempo

Tempo que o ponteiro arrasta, e jamais volta

Tempo que acumula os fazeres dignos de nota

Tempo quente ou frio, seco ou molhado

Tempo, tempo, tempo

Tempo que a Terra, ao girar, mede

Tempo que a História, fazendo-se, registra

Tempo em que a natureza manda, o homem cede

Tempo, tempo, tempo

Tempo meu, que se não cuido, escapa

Tempo nosso, palco de tantas lutas

Tempo dos mares, rios, ventos, nuvens...

Tempo, tempo, tempo

Tempo eterno, reta infinita; eu, nele, um ponto

Tempo-era; eu, barco ao mar de homens

Tempo-estações; eu, dançando na chuva?

Tempo-carolina, Proust

Tempo-éter, Newton-Lorentz-Poincaré

Tempo-este-rio-nunca-mais, Heráclito

Tempo-em-mim-eu-nele, Heidegger

Tempo variações Goldberg (pouco variantes), Bach

Tempo-enigma-dos-enigmas, Borges

Tempo de Gênesis a Apocalipse

Tempo sobre o qual, como Manoel de Barros,

“Eu quero aprofundar o que eu não sei,

assim como fazem os cientistas,

mas só na área do encantamento.”

Templo que, inquieto, contemplo, de dentro:

tempo, tempo, tem-po…


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page